domingo, 3 de janeiro de 2010

dia 21.

Dia 21: Adeus Praga ...

O último dia começou bem. Acordei à hora planeada, vesti-me, dei o último adeus a todos os especiais e fui embora. O Mazlum, meu companheiro de quarto, acompanhou-me até ao aeroporto, para se despedir e me ajudar com as malas. Saímos de casa e nem estava assim tanto frio. Também não nevava, o que me colocou logo um sorriso de esperança nos lábios. Sabia que andavam a ser cancelados muitos voos para Londres, Paris e Frankfurt devido às más condições climatéricas. Tudo me fazia prever que tudo iria correr normalmente… estava sol, não nevava e o céu estava limpinho. Pois bem, chego eu ao aeroporto ainda com 45 minutos de antecedência para a abertura do check-in e vejo no ecrã: London(Stansted)-Cancelled. Quando vi, nem entrei em pânico nem nada do género, chamei o Mazlum porque ele já ia adiantado e comecei-me a rir. Normalmente rio-me com este tipo de situações que me mexem com os nervos. Fui até ao balcão da Easyjet, a companhia onde tinha reservado a minha viagem e perguntei o que se estava a passar com o meu voo. Se estavam a ir para Gatwick, 40 minutos antes, sem problemas nenhuns… A mulher, estúpida, tal como a maioria dos checos disse-me que era devido à própria localização geográfica das duas cidades. Bem, Stansted fica a poucos quilómetros de Gatwick, mas acho que ela não sabia. Eu ri-me mais uma vez, desta vez, na cara dela. Depois disso, disse-me que havia outro voo às 17h05 no mesmo dia para Stansted, e se queria que ela me mudasse a viagem. Eu já estava na dúvida muito sinceramente.

Ela mudou e eu fiquei a secar no aeroporto oito horas! Eu e o Mazlum, que se comportou como um verdadeiro “roommate”! Incansável mesmo, sempre comigo até ao fim!
Começámos por pesar as malas: a primeira – 13kg; a segunda – 14 e por último, a terceira – 23kg (!!!) Alguma coisa tinha de sair dali imediatamente… Foram t-shirts, um par de calças, camisolas, um par de sapatilhas…tudo o que sabia que não me ia fazer falta em Portugal tão cedo! Acordei com o Mazlum depois ele enviar-me as coisas por correio.
Enquanto não tinha voo, andei a ver o que podia fazer para remediar a minha situação. Contactei os meus pais, a minha irmã, os amigos, toda a gente. Pensei em comprar mais viagens, em ficar em Praga, em ir apanhar outro avião em outro aeroporto na Inglaterra,… eu pensei em tudo. Acabei por me decidir por ver o que iria acontecer em Londres.

Entretanto fomos almoçar ao Mac Donalds do aeroporto. Tinha um cupão de 260kc (mais ou menos 12€) para gastar fornecido pela companhia aérea. Foi comida para toda a gente, gelados e tudo! Ficámos no coxilo até à hora do check-in e depois fomos para os balcões. Pesámos as malas, estava tudo direitinho, recebi os cartões de embarque e fomos lá para fora apanhar ar. Começámos a nos lembrar de coisas idiotas e rir-mos sozinhos como malucos! Eu só dizia que lhe ia mandar uma foto minha no dia de Natal a comer um cheeseburguer no meu prato de erasmus que trouxe comigo, e ele só sabia se lembrar do nosso vídeo estúpido a desfilar na rua e a dançar nas paragens de autocarro á noite! Pois bem, o tempo foi passando, já não sei se feliz ou infelizmente, a sério. Eu já estava farto de ali estar, mas por dentro, sabia que apesar de tudo, eu ia sentir tanta falta daquilo… até dele eu ia sentir falta!! Foi pena nos termos começado a dar excelentemente bem apenas a um mês do fim, mas foram precisas coisas acontecerem para isso acontecer também, e olhem, mais vale tarde que nunca! Ele não é nada do tipo sentimentalista, muito menos lamechas, e ouvi-lo dizer perto das portas de embarque que nunca mais me ia esquecer… foi um tanto ou pouco… forte! Também não lhe disse “adeus”, disse-lhe um “até já” também, sei que vou voltar a encontrá-lo, nem que seja em Portugal!

Mostrei o meu Cartão de Identidade e fui em frente… este momento é sempre lindo...!
Arghh!
Comecei a ver as lojas… principalmente os perfumes… mas não vi nada de jeito! Quando fui para a minha porta de embarque já estava uma fila astronómica, e eu até entrei bem antes da hora de embarque…

Esperei cerca de meia hora e passei outra vez pelo segurança. Retirar o portátil da mala, retirar o cinto, a pulseira, a corrente, o casaco… enfim, já estou tão acostumado! Mas tudo correu bem e não houve stress. Pelo menos, por agora…

Entrámos no avião com destino a Stansted. Adormeci nas primeiras duas horas. Acordei e vi que algo estava mal. Se o voo é de 1h, porque é que já vai na segunda hora?! Ui… de repente ouve-se o piloto:

“Senhores passageiros, é impossível aterrar em Stansted. O aeroporto está fechado. Teremos de mudar a rota e ir para Liverpool.”

Toda a gente a dizer: “heyyy…” ; “ heyshhhh” ; “merdaaaa” ; (…) Entre outros!

Eu acho que me ri aqui também! Se a hipótese de apanhar o outro avião antes, era remota, a partir daquele momento ficou completamente submersa!

Mais 1h de avião e chegámos a Liverpool, a viagem correu tão mal, tão mal. Só sustos, só abanões, só luzes a piscar… enfim, quando toquei em solo firme nem queria acreditar!

O aeroporto de Liverpool é super pequeno, super desorganizado, super feio. Estava uma multidão enorme à frente do Balcão da EasyJet e outra grande multidão á frente do da Ryanair. E eu a precisar de ir aos dois… Acabei por ir primeiro ao da EasyJet…

Ouvi o que eles tinham a dizer, a princípio disseram que não iria haver autocarros para nos levar a Stansted tão cedo e depois sugeriram irmos de táxi e pagarmos 200€ que passado um mês, eles devolviam. (Tá, beijo!)

Avisei os meus pais e recebi imensas chamadas. Uma delas, que trouxe um milagre! HAVIA UM VOO PARA PORTUGAL NO DIA A SEGUIR ÀS 6H DA MANHÃ!! E por um preço tão razoável, que não era nada comparado com o do bilhete que estávamos a pensar em comprar para dia 23. Sim, porque sempre pensei que tinha perdido o voo, só depois mais tarde soube que ele tinha sido cancelado. As coisas estavam mesmo muito feias para Stansted. Ninguém sabia dizer quando aquele voo ia ser feito para o Porto. Não havia esperanças nenhumas, já víamos voos para qualquer zona do país. Foi aí que me arranjaram o voo para Faro logo no dia a seguir às 6h da manhã! Estava tanta gente na Ryanair, que a primeira coisa que podia se pensar era:”Tenho de marcar já antes que esta gente me tire a vaga!” Pedi à minha irmã para me comprar o bilhete o mais urgente possível. Entretanto fui para a Ryanair, para a fila, tentar saber se poderia imprimir ali depois o meu cartão de embarque para amanhã. Estava tanta mas tanta gente e as miúdas da Ryanair eram tão mas tão atenciosas com toda a gente... Atendiam todos com tanto carinho e com tanta paciência… e eram tão ladinas…elas conseguiam resolver tudo!

Com isso foi passando tempo e já tinha a minha irmã comprado o bilhete quando elas me dizem que se quisesse podia mudar o meu voo e em vez de fazer por Stansted, podia fazer por Liverpool, logo no dia a seguir. Genial, e nem precisei de pagar nada! Foi só mudar os destinos. Nunca pensei que desse, pois no mesmo dia de manhã, em Praga, tinham-me dito que isso era impossível, se já tinha feito o check-in! Mas enfim, PRAGA e os BURROS de sempre! Nunca vi tanta gente lerda por metro quadrado! À custa deles, fiquei com duas viagens para Portugal…

Entretanto, falei com a menina dos balcões da Ryanair aqui em Liverpool e mais uma vez, foi prestável, dizendo que podia fazer um requerimento a explicar a situação, do que se sucedeu, e enviar para um endereço ou então falar mesmo melhor no balcão da Ryanair no meu país, no Porto. Pois pode ser possível um reembolso de dinheiro ou coisa do género. Ainda bem que não passou dos 200€ a viagem como andavam todas, senão ia ser muito bonito!

De qualquer das maneiras, estou agora eu aqui, no aeroporto de Liverpool, completamente incontactável. Sem internet, sem bateria no telemóvel, sem nada! À espera das 4h da manhã para ir para o check-in! O meu avião é às 6h da manhã, chego a Faro às 9h e depois vou para a estação apanhar o alfa pendular até ao Porto! Eu só me meto em aventuras! Que Erasmus foi o meu a sério… tanta, mas tanta emoção! Eu nunca me vou esquecer destes meses, a sério que não vou! Irei ter histórias para contar até ao meu último cabelo branco… !




Sem comentários:

Enviar um comentário