terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dias 3,4,5,6 e 7


Eu cheguei eram 9h30. Estava no centro. A Eveline vinha me buscar à estação às 10h, a hora prevista para a chegada do bus da Student Agency ao local. Mas tudo bem… ou bem que se atrasa ou bem que se adianta!
Às 10h lá estava ela, vinha da universidade. Logo a seguir apanhamos o comboio para irmos até casa pousar as malas. Chegamos a casa, tomámos o pequeno almoço, eu descansei um pouquinho e fomos ver o centro da cidade de Zurique…


…Mas antes, passamos na Universidade dela para almoçar: Universidade de Zurique meus senhores! Digo-vos já que foi a universidade mais espectacular onde já estive! Organização, limpeza, qualidade, modernismo, design, pessoas, educação (…) tudo ao mais alto nível!

Entrei e vi um enorme átrio onde os alunos estão em convívio perto dos bares da universidade. Mais à frente, encontrei um espaço de chill out. Sim, é verdade, um espaço chill out ! Não se admirem já, porque o que me fez cair o queixo ainda vem a seguir! Continuando com o espaço chillout, bem, era um espaço decorado com bancos em pele brancos, com umas mesas pretas e uns plasmas… assim só por ser!

Subimos até ao último piso, a Eveline queria que eu visse as vistas que ela tem quando sai das aulas… subimos até ao 7º piso! (Sim a faculdade tem 7 pisos!)

Nesse 7º piso é que a casa veio abaixo. Meus senhores, a universidade de Zurique tem para oferecer aos seus alunos uma sala de descanso e relaxe, uma sala de yoga e meditação e ainda um SPA, onde os alunos não precisam de pagar nem um franco para poderem utilizar…! O que têm a dizer?!

Eu posso vos dizer que naquele momento só queria poder estudar ali para sempre!


O relógio biológico chamou e descemos outra vez ao rés-do-chão para irmos até à cantina… Sabiam que a cantina tem uma montra com um exemplar de cada prato que está a ser servido em cada dia?! É verdade, eu tirei foto e a Eveline quase me matou! Lol

Comi um prato muito típico Suiço: massa com molho de queijo e salada. Aquela cantina parecia um autêntico restaurante! O que ainda me fascinou mais foi o ambiente daquela cantina… os alunos. Super bem-educados, toda a gente super arrumada, super respeitadora, ninguém a falar alto, toda a gente super bem comportada e feliz! Sim, porque é possível esses dois itens conviver juntos! Saber estar não é propriamente uma coisa que tenha de ser aborrecida! Eu digo-vos, senti-me em casa naquela universidade! Tudo a ver comigo mesmo! Se um dia fizer o projecto Leonardo da Vinci, já não vai ser Madrid o meu rumo mas sim Zurique! Tenho imensa pena que a minha faculdade, o único protocolo que tem com uma universidade suíça, seja a universidade de geneve. Mas ainda bem, porque caso contrário, se tivessem com a de Zurique eu sentir-me-ia profundamente arrependido por ter escolhido o que escolhi! Poder estudar na 5ª melhor universidade do mundo… não é coisa de se deitar por terra, mesmo!

Bem, depois de babar a universidade toda fui para a zona histórica de Zurique… que coisa linda! Adorei!


Ainda fiz compras no centro de Zurique e tudo! As pessoas são muito mais simpáticas que na república checa…uma pessoa sai de lá e vem com uma lufada de ar fresco!


Isto foi o primeiro dia! O segundo andei pelas montanhas e pela vila onde estava alojado em Zurique! Fui às compras ao Coop para o jantar! Queria surpreender o pessoal, então fui comprar condimentos para a minha carbonara especial e para os meus crepes de fazer crescer água na boca! Um português, sabe estar e sabe dar em troca a hospitalidade que recebe! E uma mão lava a outra, já a minha avozinha diz! E ficar a viver numa casinha no meio dos montes com neve e poder acordar de manhã e ver aquela natureza toda de manhã tem de ser muito agradecido!:)

À noite jogámos Gran Turismo! O vício da noite! Eu e o Hélder, sempre!


No dia a seguir fomos conhecer outra cidade: Bern, a capital. A cidade que sempre me disseram que era a mais linda da Suiça. Cidade de entre lagos, como lhe chamam… Possuidora de um património natural incrível e super bem conservado. Motivo de orgulho para os suíços.

Antes ainda passámos nos Alpes Suíços, a sul da Suíça, na parte italiana da mesma! Sim, se não sabem, ficam a saber: A suíça tem 26 cantões e é constituída por 3 partes: a maior que é alemã, depois a francesa e a italiana. A Suica tem 4 idiomas oficiais portanto: o alemão, que aqui é mais um dialecto e por isso lhe chamam o alemão suíço, o francês, o italiano e ainda uma mistura de italiano com francês, que apenas uma pequena minoria fala actualmente.

Os Alpes estavam cobertos de neve, estava lindo de se ver! Tudo tal e qual como esperava! Óbvio que brinquei na neve e que também apanhei um enorme susto quando me vi ser absorvido pela mesma!

Em Bern, visitámos o teatro, o parlamento, o banco nacional, a catedral… o centro histórico todo e o Mc Donalds! Lá a “promoção” europoupança é com tudo a 2€!

De volta a casa comemos uma massinha com cogumelos e molho de champignon que estava uma delícia!

Fomos dormir porque no dia a seguir iríamos acordar cedíssimo para irmos até Grindelwald, a estância de desportos de neve em Bern. Fomos andar de trenó pelos Alpes abaixo! Que loucura! Apanhar o teleférico e ficar lá 30min até subirmos tudo até ao pico… chegar e ver as vistas da montanha…surreal! Pensámos em fazer ski, mas ninguém sabia, e apenas iríamos fazer um dia, não daria para nada, pois com um dia apenas não se aprende nada. Portanto precisaríamos de professor e para isso é necessário muito tempo e um desgaste adicional de dinheiro! Como não queríamos perder nem uma coisa nem outra com aulinhas, resolvemo-nos pelo trenó! E que excelente que foi! Aquilo atinge velocidades vertiginosas! Espetei-me contra a neve cerca de 10 vezes! Até aprender a travar tive de embater duas vezes contra qualquer coisa! Depois foi sempre a seguir!

Fazia um frio na montanha impossível de estar parado! Dois graus abaixo de zero, penso. A roupa a ficar molhada eu já nem sentia os dedos às vezes! A descermos e subirmos, p’ra cima e pr’a baixo ainda nos conseguimos perder no meio da montanha! Que hilariante… foi preciso fazer montanhismo para voltar à pista inicial e tudo! Sempre no meio da neve…coisa de loucos mesmo!

Como podem imaginar, eu depois disto só imaginava o Audi A3 à minha espera no parque de estacionamento, o ar condicionado no máximo e as sandes que tínhamos preparado no dia anterior!! Que dia mais fantástico… conseguimos gravar momentos super cómicos, gravar vídeos e tirar fotos espectaculares!

Quando cheguei a casa só queria dormir! E comer!

Dormi tanto, mas tanto que quando acordei já era hora de fazer as malas para vir embora!


Agora, estou no bus da student agency, a voltar pela 8ª vez para Praga. E agora, de lá não saio mais até dia 21 de Dezembro! Esperam-me exames e um último trabalho para concluir até dia 13.


Isto já está quase no fim…

























....e agora a melhor parte: os vídeos!













1 comentário: